Biblioteca promove campanha de conservação do livro e incentivo à leitura

Amor à leitura e ao livro, também
Ascom

 

Amar a leitura e cuidar dos livros. Uma relação que deve ser estabelecida desde muito cedo na formação dos alunos. Para incentivar a conservação de obras literárias - e não apenas do livro didático -, a Biblioteca Horizontina conceição, que funciona na sede do Colégio Vitória, em Ilhéus, iniciou uma campanha de conscientização que vai marcar a passagem do Dia Nacional da Literatura Infantil, no próximo dia 18 de abril.

Alunos do Infantil, Fundamental I e Fundamental II (5ª. série), participam esta semana de uma série de atividades educativas, sob o tema geral ‘O livro de todos nós’. Como afirma a bibliotecária Regina Figueiroa, “o objetivo é ensinar a cuidar do material de leitura para que mais pessoas tenham acesso a um mesmo livro e possam se beneficiar de seu conteúdo”. Realizada nos dias 16, 17 e 19, a campanha foi iniciada com a contação da história ‘O livrinho triste’, criada e narrada pela pedagoga Ana Fragassi. “O livro é para ser conhecido, tocado, folheado por infinitas mãos, visto por infinitos olhos e cuidado com carinho”, ensina.

A ação integra outro projeto maior, 'A vida é a arte do encontro', iniciado desde a primeira semana de aulas para marcar o centenário de nascimento de Vinícius de Moraes e que vai nortear outras iniciativas. Além de estimular a leitura da extensa obra do diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor, o objetivo do projeto é trabalhar a formação literária e cidadã do jovem relembrando um dos maiores ícones da Literatura Brasileira.